FAZER A BARBA




Muitos homens têm problemas de irritação na pele, como secura e cortes provocados pelo barbear quotidiano.

Como qualquer técnica que exige precisão, o barbear requer prática e método, para não deixar marcas no rosto. Existem alguns truques para que o barbear deixe de ser uma tortura e que não provoque problemas mais graves que podem danificar a saúde da sua pele.

A pele do rosto masculino é muito mais resistente, grossa e firme, pela sua maior riqueza em colagénio, do que a feminina, mas está exposta às mesmas agressões externas, como a poluição, expo­sição ao sol, tabaco, entre outros. Produz uma maior quantidade de suor e sebo do que a pele feminina, por causa das hormonas androgénicas, como a testosterona, sobretudo no rosto e no couro cabeludo.

Contudo a pele do homem também é sensível, e o seu estado agrava-se pelo uso de produtos demasiado agressivos ou por um mau barbear. Envelhece mais tarde, mas não se livra das rugas, que costumam ser mais marcadas e profundas do que as das mulheres, uma vez iniciado o processo de oxidação e envelhecimento.




As consequências do barbear diário

Pode ser um erro polémico, mas caso seja uma destas pessoas eis as dicas a reter: um banho para abrir os poros, seguido de água quente na cara e espuma. Fazer a barba constantemente requer mais produtos e mais tempo.

E para quem tem a pele mais sensível, o ideal é fazer intervalos entre o barbear e passar a lâmina sempre em favor do pelo. E, já agora, o creme hidratante diário é tido como quase como uma obrigação.




Antes de fazer a Barba

Lembre-se de lavar o rosto e o pescoço com um sabonete ou esfoliante facial sem sabão. O melhor é mesmo aplicar água quente antes de começar a fazer a barba (ou até tomar um banho). É que o calor ajuda a enfraquecer os pelos e a abrir os poros, o que faz com que a lâmina escorregue mais facilmente. Não use sabão em barra, isso deixará sua pele ressecada. Uma espuma para barbear hidratante, suavizante ou sem teor de sabão minimizará a secura da pele após o barbear.





Depois de fazer a Barba

Feita a barba, o melhor é não passar (como quem diz esfregar) o rosto pela toalha dado que o ato é bem capaz de deixar a pele irritada. O ideal é secar o rosto com cuidado, ou seja, dar pequenos e suaves “golpes” com a toalha na zona afetada. Depois hidrate a pele imediatamente após o barbear, quando as células recém-expostas são mais recetivas à hidratação.







O uso do aftershave

O aftershave (a loção que se aplica depois de feita a barba) vem dos tempos em que era necessário recorrer ao álcool para evitar infeções derivadas de eventuais cortes, pelo que, hoje em dia, este possa não ser o produto mais indicado. O uso de produtos mais naturais (como cremes ou óleos com aloe vera) é mais apropriado para quem tem a pele mais sensível.



0 visualização

STAY IN TOUCH !

  • Facebook
  • Instagram

© Copyright 2020 - Preparado por Barbearia da Avenida - All Rights Reserved

 

Livro de Reclamações e Elogios Online

  • Facebook
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now