COMO TRATAR A COMICHÃO DA BARBA?

Deixar a barba crescer, ou a manter, pode trazer pequenos obstáculos durante o processo.
O crescimento do folículo pode provocar comichão na barba, deixando a pele irritada. Isso é comum, contudo, incomoda muito. Muitos homens acabam desistindo de usar barba por causa dessa irritação.
Uma das principais causas da comichão é a falta de hidratação. O uso de shampoos convencionais de cabelo ou certos tipos de sabonete podem secar a pele do rosto, extraindo a hidratação natural, deixando assim a pele mais sensível.

Cuidado com os pelos encravados
Se decidiu deixar a barba crescer, depois de um longo tempo barbeando-se regularmente, é natural que o pelo cresça um pouco mais grosso. Devido a esse constante habito, o pelo pode encravar enquanto cresce e provocar a comichão na barba, pois este está a romper a pele e sair.
Pelos encravados são mais comuns, entretanto, há também, homens alérgicos que têm a pele mais sensível aos componentes cosméticos, e estes podem provocar irritação na pele. A barba pode reter poeira, pólen e outros resíduos da mesma forma que o cabelo e com isso provocar a comichão.
Aos homens que possuem alergia, é necessário o cuidado, não só pela coceira na barba, mas também por que pode provocar espirros e irritação no nariz.
Por fim, a comichão na barba também pode ocorrer com a acumulação de suor e humidade nesta região.

Use produtos a base de óleos
Produtos a base de óleos essenciais podem agir sob a pele acabando assim com a comichões. A escolha dos óleos deve ser enriquecido com óleo de Melaleuca e Lavanda que são excelentes para auxiliar no crescimento dos fios com propriedades purificadoras e anticépticas.
Para homens que estão com a barba ainda por fazer, podem utilizar este óleo para eliminar a comichão que a barba curta pode causar.

Hidrate a pele constantemente
Tenha sempre uma rotina de limpeza e hidratação. Imagine que, com a limpeza diária, sem a hidratação, sua pele ficará sensível e seca, pois os mesmos produtos que removem as impurezas, suor e células mortas também ajudam a remover um pouco da oleosidade natural.
A hidratação da barba é indispensável para o crescimento seja saudável. A pele também será hidratada juntamente com o fio, o que fará com que a sensação de irritação desapareça por completo.

Faça a manutenção na região da barba
Apesar do crescimento da barba ser importante, porém este crescimento deve ser saudável e com isso é importante uma manutenção dos fios. Os pelos que são secos podem ser levemente aparados e os contornos da barba devidamente delineados. Isso evita aqueles pelinhos indesejados que estejam a nascer “fora do lugar” ou até mesmo os pelos encravados que provocam a comichão na barba.
